Teiú é lagarto que se torna ativo principalmente na primavera e no verão

Ícone da agência

Publicado em 02/04/2019

No mundo das aves, o verão é o período em que a vida se multiplica e se transforma. Nessa estação, os ninhos abrigam filhotes, e apesar do clima adverso, com fortes chuvas, as aves persistem e seguem o ciclo natural da vida. Os dias quentes também alteram a vida de outros animais, a exemplo dos lagartos teiús (Salvator merianae), que costumam “hibernar” na estiagem.

Entre a primavera e o verão, os teiús tornam-se ativos e são encontrados com facilidade em campos, trilhas e matas preservadas. Também podem ser avistados em outros lugares. Em áreas rurais, o teiú pode aparecer inclusive no quintal das casas.

O teiú pode medir até 1,5 metro e é considerado comum no Brasil, ocorrendo em quase todo o País, com exceção da Floresta Amazônica. Distribui-se ainda por Argentina e Uruguai.

Os teiús são onívoros. Insetos, aves e roedores compõem a dieta do lagarto que aprecia, especialmente, ovos.

Assim como outros répteis, o teiú gosta de banhar-se ao sol, em gramados, pedras e mesmo em árvores. É considerado um animal arisco, mas pode se tornar agressivo quando se sentir ameaçado. Geralmente usa a cauda longa para se defender. Costuma se camuflar em meio às folhagens e faz muito barulho ao fugir na mata.

No período de reprodução, a fêmea, que é menor que o macho, põe até 36 ovos, que são incubados por até 90 dias. É das poucas espécies de répteis que têm cuidado parental, guardando os ovos até a eclosão.

Fonte: G1

Outras Publicações